Noticias


SAMU: Parceria pela Vida em Bonito de Minas

postado em 18 de nov de 2014 17:49 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 18 de nov de 2014 17:53 atualizado‎(s)‎ ]

Bonito de Minas, 14 de novembro de 2014

O prefeito de Bonito de Minas, José Reis Nogueira de Barros, reuniu-se na última sexta-feira no auditório do campus da Unimontes em Januária, com outros prefeitos, secretários de saúde e profissionais da saúde para participar de uma reunião pública organizada pel
o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte), com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização do serviço.


O projeto “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você” trouxe atualizações para os profissionais de saúde do município que ao final da reunião participaram de
um curso de atualização em urgência e emergência, e os gestores municipais reiteraram a importância desta parceria pioneira que hoje é exemplo de qualidade e eficiência no Estado de Minas Gerais.

Durante o encontro, foram apresentados os dados estatísticos dos atendimentos do Samu na microrregião; orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentação dos avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.

O Samu foi implantado de forma regionalizada em 2009, a partir da organização da Rede de Urgência e Emergência na região, projeto piloto que serviu de modelo para organização regionalizada do serviço nas demais regiões do Estado de Minas Gerais, integrando 86 municípios e beneficiando mais de um milhão e meio de pessoas, resultado da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e as prefeituras.
 
Facebook Twitter Google+ LinkedIn




Prefeito Zé Reis participa da Mobilização Permanente em Brasília

postado em 30 de out de 2014 17:16 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 18 de nov de 2014 17:15 atualizado‎(s)‎ ]

Bonito de Minas, 30 de Outubro de 2014

O Prefeito José Reis Nogueira de Barros, esteve na última terça-feira (28) em Brasília participando de uma Mobilização Permanente organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, reivindicando junto com diversos prefeitos do país o aumento do Fundo do Participação dos Municípios. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/2014, aumenta o Fundo de Participação dos Municípios em 1%, uma antiga reivindicação dos governantes municipais que hoje sofrem para sustentar as contas públicas com os defasados recursos repassados pelo Governo Federal.

A expectativa dos prefeitos é que a PEC 426 ainda seja votada este ano no Congresso Nacional, para que assim possa entrar no orçamento de 2015, como a matéria já foi aprovada no Senado basta a votação na Câmara dos Deputados para que seja promulgada, independendo de sanção presidencial. Na ocasião não houve quórum até o início da noite, fato que impossibilitou a votação da PEC, mas os prefeitos acreditam que a mobilização junto a Câmara possa surtir efeito e que essa semana ela seja votada.

Destacando-se no evento com liderança, em posse da palavra o Prefeito Zé Reis questionou o prazo para cumprimento Medida Provisória (MP) 651/2014, que prevê o imediato fechamento dos lixões. O prefeito argumentou que a decisão do Governo Federal não vem acompanhada de formas de financiamento, o que torna praticamente impossível sua realização, sendo que, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impede a criação de novas atribuições, como é o caso da Lei dos Resíduos Sólidos, sem indicar a fonte de custeio. Em suas palavras: “A gente tem que mostrar as dificuldades para o Congresso e para o Palácio e pedir ao STF que decida sobre isso."

O prefeito e a Confederação Nacional dos Municípios, acreditam que somente com a mobilização permanente no congresso, temas importantes para os municípios sairão do papel, trazendo assim mais recursos para possibilitar que os municípios enfim coloquem suas contas em dia e que possam trazer desta forma mais benefícios à população. "Estamos na zona do caos e todos os dias aprovam novas leis estipulando novos gastos, por isso defendo a judicialização”, disse o prefeito referindo-se à MP 651.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), hoje (30) manifestou a preferência de colocar em votação a matéria do aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios: "Certamente entrará [em votação] porque a situação dos municípios hoje é dramática, insustentável porque receberam muitas demandas, muitas obrigações, contrapartidas e estão sem orçamento, sem autonomia" - disse o presidente da Câmara.


Google+ Facebook Twitter Pinterest LinkedIn




Prefeitura leva água e saúde de qualidade para os moradores da Vila Amélia

postado em 4 de fev de 2014 05:12 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 5 de fev de 2014 20:27 atualizado‎(s)‎ ]

Bonito de Minas, 22 de Janeiro de 2014.

Fazendo um governo participativo, a prefeitura de Bonito de Minas em 2013, ouviu os moradores da Vila Amélia para apontar as necessidades do Bairro e prioridades estruturais para melhoria de vida da população, chegando aos seguintes resultados: 1º - Melhor distribuição de água, 2º - saúde pública e 3º - pavimentação. Com estes resultados em mãos, a prefeitura começou a trabalhar com o foco destas prioridades para obter resultados com menor espaço de tempo.

Em menos de um ano de governo, a prefeitura ampliou e melhorou a distribuição de água, que não existia para alguns moradores e para outros, a água na torneira, somente em algumas horas da noite ou madrugada, passando o dia de sol e calor sem uma gota de água para lavar ou cozinhar. Com os novos investimentos da prefeitura, a água chega forte nas casas e atende centenas de moradores atingindo 90% das residências. Novos investimentos estão sendo feitos através da Copasa para ampliar a cobertura, que chega a 100% neste primeiro semestre.


Já na saúde, a prefeitura abriu a UBS - Unidade Básica de Saúde e estruturou com médicos, profissionais da saúde e medicamentos gratuitos para a população do bairro. E os investimentos não param. A prefeitura investe mais de 120 mil reais nas obras das novas instalações e ampliação do Posto de Saúde. Além dos investimentos na Praça do Bairro, que será revitalizada com paisagismo e arquitetura moderna, além de receber uma academia para exercícios físicos e de musculação. A prefeitura avança e novos investimentos chegam ao bairro com a pavimentação de ruas do bairro que será executado com prioridade pelo governo municipal. Para isto, a prefeitura faz um estudo técnico geográfico de análise do solo e pluvial, para depois entrar na fase de execução dos serviços de pavimentação no bairro. 


Segundo Zé Reis, prefeito de Bonito, “ priorizamos o querido bairro da Vila Amélia, ouvimos os moradores e dentre as três necessidades do bairro estamos atingimos duas prioridades, que são distribuição de água, que chega a 90% das casas e chegaremos a 100% ainda  este semestre. Na saúde, estamos investindo com as obras das novas instalações e ampliação da UBS- Unidade Básica de Saúde, além da praça da vila Amélia, que vai receber uma academia com aparelhos para fazer exercícios físicos.” Ainda segundo Zé Reis, o próximo passo é calçamento da Vila Amélia, que devem começar o mais breve possível.


Facebook Twitter More...






74ª Festa do Senhor Bom Jesus

postado em 21 de ago de 2013 19:50 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 21 de ago de 2013 21:40 atualizado‎(s)‎ ]

Uma Festa para ser lembrada por muito tempo.

Como tradição de 74 anos de existência, aconteceu entre os dias 28 de Julho a 06 de Agosto de 2013 os Festejos do Senhor Bom Jesus. Festa que celebra e rende homenagens ao padroeiro do município, atraindo anualmente fiéis de toda a região numa grande expressão de fidelidade aos valores quase seculares que cercam o Bonito de Minas desde povoado.

Para abertura dos festejos uma novidade, a Primeira Cavalgada do Senhor Bom Jesus, iniciando uma nova tradição de buscar a imagem do padroeiro na casa de um festeiro guardião do estandarte, agregando mais de 100 cavaleiros da região.

Outra tradicional cavalgada, partindo da Raizama, para saudar o padroeiro e pedir as bençãos para um novo e próspero período de chuva, também chegou ao município no dia 05 de agosto. 

A ornamentação e organização da festa obteve elogios de visitantes de todas as cidades, e foi realizada pela população local que ajudou nos preparativos, uma grande prova de união dos munícipes em prol da revitalização desta grande festa, que pela voz da população e dos turistas foi classificada como a melhor "Festa de Agosto" dos últimos anos.

E o leque de atrações surpreendeu, mais de nove bandas se apresentaram em 03 dias de shows, dentre elas a sensação A Blitz, a banda católica Primeiro Mandamento que abriu o calendário de shows, WD e Banda, Muletas de Viola, João Carlos e Banda, Neto Lima, Edno Lopes e um grande fechamento com Robério dos Teclados. Shows que ficaram na memória dos visitantes e reavivaram a tradição desta festa quase secular. O Circuito Bar em Bar reuniu muitos jovens na tarde de domingo e animou as festividades do dia mais movimentado.

Mesmo no dia 05 de agosto, segunda-feira, um grande público se reuniu no show de despedida da festa, que adentrou a madrugada vindo a chamar a Alvorada na Praça do Bom Jesus, onde foi celebrada uma grande missa de encerramento do 74º Festejos do Bom Jesus.

Uma tradição de 74 anos, que tem tudo para se perpetuar por séculos afora. A organização profissional do evento aliada com o grande acolhimento da população tende a atrair cada ano mais turistas e romeiros, trazendo grande visibilidade ao Bonito de Minas no calendário de festas tradicionais da região.

Neste ano, finalmente reconhecida, como EVENTO TRADICIONAL E DE NOTÓRIO CONHECIMENTO POPULAR conforme Art. 49, §1º da Portaria nº 112, de 09 de março de 2012, do Ministério do Turismo, conforme arquivo anexo.

Facebook Twitter More...

Prefeito abre reunião na AMAMS com Ministro da Saúde

postado em 20 de jul de 2013 17:32 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 23 de jul de 2013 21:17 atualizado‎(s)‎ ]

Prefeito José Reis abre pauta da reunião na AMAMS sobre Programa Mais Médicos

O Prefeito Municipal José Reis Nogueira de Barros, membro da diretoria da AMAMS, abriu hoje a pauta da reunião no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene na cidade de Montes Claros na presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que na oportunidade apresentou a todos os prefeitos, deputados e lideranças regionais o Programa Mais Médicos.

Prefeito abre reunião sobre Programa Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

Em seu discurso inicial o Prefeito José Reis Nogueira de Barros relatou que encontrar profissionais para trabalhar no município é uma luta constante, pois somente altos salários atraem os médicos aos municípios, que não dispõem de fontes de custeio suficientes. Enfatizou ainda que o profissional chega a receber mais que o próprio salário do Prefeito, que fere as leis normativas, mas é a única forma de mantê-los.

Em seu discurso o Ministro Alexandre Padilha apresentou os detalhes do programa, e esclareceu que as vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Ministro da Saúde discusa sobre Mais Médicos

Em sua palestra o ministro apresentou dados que atestam que o Brasil é um dos países da América Latina que possui um dos menores índices de médicos por mil habitantes. O Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Mais investimentos na reforma, ampliação e construção de Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde serão liberados pelo Governo Federal para uma melhor infraestrutura de atendimento. E serão abertas 11,5 mil vagas nos cursos de medicina no país até 2017 e 12 mil vagas para formação de especialistas até 2020.

Suelen Santos, José Reis Nogueira
Diversos técnicos do Ministério da Saúde estivem presentes para tirar as dúvidas dos Prefeitos, Secretários de Saúde e estudantes de medicina sobre o Programa Mais Médicos e que ainda no local tiveram a oportunidade de fazer a adesão ao programa. A Secretária de Saúde Suelen Santos Ferreira prontamente fez a adesão do município do Bonito de Minas ao programa, um importante passo na melhoria da saúde regional.

Estiveram presentes os prefeitos José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas), Manoel Jorge Castro (Januária), Anastácio Guedes (Manga), Ruy Muniz (Montes Claros), Dino Soares (Japonvar), o Deputado Paulo Guedes entre outras lideranças do Norte de Minas.


Facebook Twitter More...


Governador Anastasia recebe prefeitos do Norte de Minas

postado em 20 de jul de 2013 14:17 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 20 de jul de 2013 16:38 atualizado‎(s)‎ ]

Principal assunto foi a pavimentação do trecho de 120 quilômetros da MGT 479, que liga Januária a Chapada Gaúcha

 

Governador Anastasia, secretário de Estado Gil Pereira e chefes de executivos municipais do Norte do Estado

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta sexta-feira (12), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, prefeitos de municípios do Norte de Minas. As lideranças municipais estavam acompanhadas do deputado federal Toninho Pinheiro e também participou do encontro o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (Sedvan).

O principal tema da reunião foi a pavimentação do trecho de 120 quilômetros da MGT 479, que liga Januária a Chapa Gaúcha. Segundo os prefeitos, o asfaltamento da rodovia vai beneficiar a população de 17 municípios norte-mineiros. A região possui terras férteis, mas carece da estrada para o escoamento da produção.

O secretário de Estado Gil Pereira informou que o município de Chapada Gaúcha já está ligado à BR 040: “O asfaltamento do trecho da MGT 479 facilitará o escoamento da produção para Brasília e o Centro-Oeste, reduzindo à metade a distância e o tempo do percurso, pois não mais será necessário utilizar pela BR 365. A redução será de 900 quilômetros para apenas 450 quilômetros”, explicou ele.


Caminhos de Minas

Governador Anastasia, deputado federal Toninho Pinheiro, secretário de Estado Gil Pereira e chefes de executivos municipais do Norte do Estado

O governador lembrou que o trecho está incluído no Caminhos de Minas, maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos

 por 236 trechos, beneficiando diretamente 304 municípios e 7,3 milhões de mineiros. Durante a audiência, Antonio Anastasia disse que irá encaminhar a reivindicação para o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para que seja agilizada a licitação do projeto de engenharia.

Estiveram presentes os prefeitos Vicente Gonçalves de Almeida (Chapada Gaúcha), José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas), Natalino Pereira (Cônego Marinho), Anchieta (Urucuia), Manoel Jorge Castro (Januária), Arguinel Paixão Souza Pinto (Pintópolis), Tião Medeiros (Pedras de Maria da Cruz), Dino (Japonvar), além da vice-prefeita de Miravânia, Soninha.



Divulgação

1-6 of 6