Noticias‎ > ‎

Prefeito abre reunião na AMAMS com Ministro da Saúde

postado em 20 de jul de 2013 17:32 por Gabinete do Prefeito Bonito de Minas   [ 23 de jul de 2013 21:17 atualizado‎(s)‎ ]
Prefeito José Reis abre pauta da reunião na AMAMS sobre Programa Mais Médicos

O Prefeito Municipal José Reis Nogueira de Barros, membro da diretoria da AMAMS, abriu hoje a pauta da reunião no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene na cidade de Montes Claros na presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que na oportunidade apresentou a todos os prefeitos, deputados e lideranças regionais o Programa Mais Médicos.

Prefeito abre reunião sobre Programa Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

Em seu discurso inicial o Prefeito José Reis Nogueira de Barros relatou que encontrar profissionais para trabalhar no município é uma luta constante, pois somente altos salários atraem os médicos aos municípios, que não dispõem de fontes de custeio suficientes. Enfatizou ainda que o profissional chega a receber mais que o próprio salário do Prefeito, que fere as leis normativas, mas é a única forma de mantê-los.

Em seu discurso o Ministro Alexandre Padilha apresentou os detalhes do programa, e esclareceu que as vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Ministro da Saúde discusa sobre Mais Médicos

Em sua palestra o ministro apresentou dados que atestam que o Brasil é um dos países da América Latina que possui um dos menores índices de médicos por mil habitantes. O Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Mais investimentos na reforma, ampliação e construção de Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde serão liberados pelo Governo Federal para uma melhor infraestrutura de atendimento. E serão abertas 11,5 mil vagas nos cursos de medicina no país até 2017 e 12 mil vagas para formação de especialistas até 2020.

Suelen Santos, José Reis Nogueira
Diversos técnicos do Ministério da Saúde estivem presentes para tirar as dúvidas dos Prefeitos, Secretários de Saúde e estudantes de medicina sobre o Programa Mais Médicos e que ainda no local tiveram a oportunidade de fazer a adesão ao programa. A Secretária de Saúde Suelen Santos Ferreira prontamente fez a adesão do município do Bonito de Minas ao programa, um importante passo na melhoria da saúde regional.

Estiveram presentes os prefeitos José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas), Manoel Jorge Castro (Januária), Anastácio Guedes (Manga), Ruy Muniz (Montes Claros), Dino Soares (Japonvar), o Deputado Paulo Guedes entre outras lideranças do Norte de Minas.


Facebook Twitter More...